top of page

O seguro desportivo é exigido por Lei

Nos termos do Decreto-Lei n.º 10/2009, de 12 de Janeiro, explanado aqui pelo IPDJ, I.P.

​Saiba como e porquê filiar a sua criança, na Federação Portuguesa de Judo. Os valores do exemplo abaixo referem-se ao ano desportivo de 2022.

​FINALIDADE DA FILIAÇÃO NA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO (FPJ)

A FPJ é a instituição, com o estatuto de Utilidade Pública Desportiva (emitido pelo Estado Português), que tutela a modalidade em Portugal. Uma das vantagens da filiação prende-se com o reconhecimento institucional das graduações (cor do cinto), à medida que a criança vai progredindo na aprendizagem do Judo. Outra vantagem diz respeito à subscrição do seguro desportivo (obrigatório por Lei)​, o qual, em caso de acidente, salvaguarda o reembolso de despesas, dentro de condições pré-estabelecidas. Por fim, a inscrição na Federação Portuguesa de Judo é também imprescindível, aquando da participação em competições oficiais, constantes dos diferentes calendários competitivos da Federação Portuguesa de Judo. E, antes dos 13 anos de idade, aquando da participação nos torneios de convívio e de iniciação à competição organizados pela Associação de Judo do Distrito do Porto, filiada na Federação Portuguesa de Judo.



​TAXA DE INSCRIÇÃO E SEGURO ANUAIS

O valor total a pagar, anualmente (ano civil), para inscrição na Federação Portuguesa de Judo e subscrição do seguro desportivo cifra-se nos 15,00 euros para praticantes até aos 14 anos de idade e em 33,00 euros para maiores de 14 anos (considerando-se a idade, em qualquer dos casos, a completar em 2022), se for escolhida a opção de seguro com as garantias e os capitais mínimos exigidos por Lei.

Em caso de participação de sinistro, haverá sempre lugar ao pagamento de uma franquia no valor de 125,00 euros. O mesmo é dizer que o seguro só reembolsará despesas superiores a esse valor e dentro de limites pré-estabelecidos com a Empresa Mediadora de Seguros, no caso, a SECOSE. Sendo o reembolso de intervenções cirúrgicas, se realizadas fora da rede médica, efectuado a 50%.

Informações mais detalhadas sobre este assunto podem ser solicitadas ao Professor responsável.



DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR VIA EMAIL



INSCRIÇÃO NA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO

Para os judocas que pela primeira vez fazem inscrição na FPJ é necessário juntar ao processo de inscrição os seguintes documentos:
Fotografia, tipo passe, digitalizada;
Ficha de inscrição (a solicitar ao Professor) devidamente preenchida;
Exame médico-desportivo, atestando a prontidão física da criança para a prática, em específico, de Judo; podendo-se submeter a criança à realização de um exame médico-desportivo, por exemplo, no Centro de Medicina Desportiva do Porto (Tel.: 22 976 6672), senão em qualquer clínica privada que realize este tipo de exame.

 

REVALIDAÇÃO DA LICENÇA FEDERATIVA

No caso de judocas já federados, tendo-lhes sido atribuído um número de licença federativa aquando da primeira inscrição, a sua revalidação junto da FPJ, através da respectiva Associação, obriga à entrega de novo exame médico-desportivo, com data do ano a que se refere a revalidação, a par do pagamento da taxa associativa e prémio de seguro anuais que estejam definidos para o ano em curso.

bottom of page